domingo, 7 de julho de 2013

Preparando a Terra


Como preparar a terra?

O preparo do terreno é um dos fatores que contribuem para o êxito da horta. O local deve ser limpo, capinado e livre de pedras, tocos e ervas invasoras. Após a limpeza, revolver a terra com enxadão para que fiquem bem fofa e, por fim, emparelhar o terreno com ancinho.
A sementeira é um canteiro especial, devendo ser preparada cuidadosamente, pois receberá as sementes que produziram as mudas. Para a horta domiciliar, a sementeira pode ser bem pequena ( com um metro de largura, dois metros de comprimentos e dez centímetros de altura ). No seu preparo, aconselha-se usar a mistura de duas partes de terra, uma de esterco e meia de areia.
Para hortas maiores, a sementeira deverá ser planejada para poder atender as necessidades do cultivo.
Os canteiros devem ser marcados perpendicularmente à maior inclinação do terreno, tomando-se o cuidado de respeitar o relevo dos morros e encostas. Recomenda-se construí-los com 1 metro de largura, 20 centímetros de altura e o comprimento variando de acordo com o tamanho da horta.  Entre os canteiros, deixar um espaço de 50 cm para facilitar o trabalho da horta. 
As covas devem ser abertas com 20 cm x 20 cm x 20 cm, tomando-se o cuidado de misturar o esterco com a terra que foi tirada da cova. Logo após, encher  a cova com esse solo preparado. Já as leiras são preparadas  nas linhas de plantio, amontoando-se terra e  esterco misturado, de modo a ficar com 40 cm de altura e ou mais ou menos 60 cm de largura na base.

Nenhum comentário:

Postar um comentário