quarta-feira, 17 de julho de 2013

Porque comer hortaliças?

A alimentação adequada exige alimentos contendo carboidratos (açúcares e amidos), proteínas, gorduras, 
sais mineiras e vitaminas. Arroz, carne, manteiga, frutas e, principalmente, as hortaliças, são exemplos de alimentos populares ricos nas substâncias citadas.
Sendo assim, somente uma alimentação variada pode fornecer o necessário à manutenção da saúde. Portanto, as hortaliças são indispensáveis à saúde, pois possuem elevados teores de sais minerais e vitaminas. É recomendável a ingestão de pelo menos três variedades, preferencialmente de cores 
diferentes, em cada refeição. O consumo diário de hortaliças na dieta é uma boa garantia de saúde. Quando frescas, possuem melhor sabor e maior teor de vitaminas. Por isso, é importante ter em casa uma horta, mesmo que seja pequena.
Além do valor nutritivo, as hortaliças, pelo seu sabor e coloração, valorizam os cardápios, dando-lhes melhor aspecto e aumentando a sua aceitação. Por tudo isso, a dona de casa deve planejar e preparar as refeições utilizando bem as hortaliças. 
Convém lembrar que as hortaliças com folhas de coloração verde-escuro são ricas fontes de vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C etc., além de ferro e cálcio, quando comparadas com as folhas de coloração clara. Entre essas hortaliças, algumas são consideradas como mato e não são utilizadas 
pela população: caruru, serralha, língua-de-vaca, beldroega, taioba, etc.
O uso de folhas de mandioca, de batata-doce, de quiabo e de outras espécies deve obedecer a algumas recomendações, que são normalmente citadas em apostilas sobre alimentação alternativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário